15º Aniversário da APLL – o ano de 2016 em revista

11 Janeiro 2017
Categoria: Notícias
11 Janeiro 2017, Comentários: Comentários fechados em 15º Aniversário da APLL – o ano de 2016 em revista

A “Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas” (APLL) celebrou em abril de 2016 o seu 15º aniversário, tendo reunido doentes, sobreviventes, familiares e público em geral, todos interessados numa maior divulgação e conhecimento das doenças malignas do sangue.

Ao longo do ano de 2016, realizamos diversas atividades para comemorar o nosso aniversário. Iniciamos o ano, com um jantar que já nos é familiar, “Jantar dos Reis”. Em maio foi realizado outro Jantar Solidário, em Vila Nova de Famalicão, cujo foco foi uma vez mais reunir doentes e voluntários da APLL.

Em setembro, mês da consciencialização das doenças de sangue, foram realizadas muitas atividades, com o objetivo de aumentar a consciência do que são as doenças oncológicas do sangue, quais os seus sintomas e como a população em geral pode ajudar os doentes. Foi apresentada a série “Lavender – a série que quer tratar o Linfoma e a Leucemia por tu” num jantar solidário “À mesa com os Heróis”. Outro evento em que participamos foi o Serão da Bonjóia: Tertúlias à moda do Porto – “Um olhar sobre o Linfoma”. A APLL apresentou nova informação sobre os Linfoma, como subtipos, sintomas e tratamentos. No dia 15 de setembro, para assinalar o dia do Linfoma, decorreu no hospital de Braga uma sessão de esclarecimentos sobre esta doença.

Apesar das celebrações do aniversário da APLL espraiarem-se por todo o ano, o evento que agregou mais pessoas foi o “Porto Saúde” que decorreu nos dias 19 e 20 de novembro, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Este acontecimento decorreu em parceria com a PortoLazer, a Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte e a Europacolon, vindo esta iniciativa a assumir-se como o maior acontecimento nesta área. O fim-de-semana solidário reuniu centenas de pessoas no conjunto de atividades marcadas pela sensibilização para as doenças do sangue e para as doenças oncológicas.

Esta verdadeira feira de saúde, ficou marcada pela apresentação do livro “Somos Todos Heróis”, obra que reúne um conjunto de mais de 50 testemunhos de pessoas que já enfrentaram uma doença maligna do sangue e que integra a visão dos doentes e, ainda, a perspetiva dos que tratam e cuidam das suas consequências psicológicas. Este livro tem assim como missão a partilha das vivências de doentes diagnosticados com doença maligna do sangue, com o objetivo de encorajar e consolidar a esperança daqueles que enfrentam a mesma experiência. A obra foi apresentada por Manuel Pizarro e pela jornalista Lúcia Gonçalves, tendo sido muito bem acolhida pelos doentes e pelo público em geral.
O evento integrou, ainda, uma “Caminhada pela Saúde” que contou com a presença da Aurora Cunha, de forma a sensibilizarmos as pessoas para desejarem saber mais acerca das doenças oncológicas.

No “Porto Saúde” realizou-se ainda o Encontro Anual de Doentes da APLL sobre a temática “Novas Terapias para Doenças Oncológicas” com palestras de médicos oncologistas, de forma a ajudarmos na divulgação de novas terapias comuns a todas as doenças. Também a apresentação de “Lavender – a série que quer tratar a Leucemia e o Linfoma por tu” foi um dos destaques do programa.

Os artistas Noa, Jimmy P, Fingertips, Kind of Queen, Acusticôco e as Tunas Universitárias mostraram o seu apoio solidário e tornaram o evento num local de convívio. Refira-se que este iniciativa, permitiu aos grupos de doentes das várias associações presentes a partilha de experiências vivenciadas durante e após a doença, mas ainda, que os familiares e o público em geral aumentassem o seu conhecimento acerca das doenças oncológicas.

Em Outubro, também reiniciamos o programa “De Volta à Forma” em conjunto com a Porto Lazer e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Este programa de reabilitação física é destinado a todos os doentes oncológicos e conta com aulas para a recuperação e aumento da mobilidade/flexibilidade e da aptidão física em geral, que por vezes se encontra bastante reduzida devido ao tratamento a que os doentes foram submetidos. As atividades estão a ser monitorizadas por técnicos em Exercício e Saúde da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e têm lugar no complexo desportivo Monte Aventino nas Antas – Porto, todas as Quartas e Sextas-feiras das 16h às 17h.

Durante o ano de 2016, os doentes, sobreviventes e os Voluntários de Braga desenvolveram várias ações de sensibilização no Hospital de Braga. O programa “Pulsar” desenvolvido com a colaboração da Camâra de Braga também contribui para a recuperação física dos participantes.

Terminamos as celebrações do 15º aniversário, em dezembro, com a emblemática atividade de troca de postais/mensagens “Este Natal pensei em ti”, que aproveitamos para agradecer a todos os participantes que presentearam os doentes com postais lindíssimos!

O intenso calendário de atividades comprova a tenacidade da Associação no sentido de conseguir estreitar relações entre todos os intervenientes, de incentivar a comunicação entre os doentes e a APLL e ainda de difundir a ação em mais centros hospitalares.

O lema da APLL para 2016, foi a “Qualidade de vida dos doentes e solidariedade da sociedade civil”. Em 2017, este nosso lema irá continuar com novas iniciativas, que divulgaremos em tempo oportuno. A nossa primeira iniciativa será o “Jantar Solidário de Reis” que irá contar com a presença de voluntários, doentes, sobreviventes e sócios da associação.

Bem hajam quem têm ajudado a APLL a concretizar os seus objetivos, mostrando que a solidariedade e a esperança não estão “perdidas”. Estamos certos de que não há presente sem passado, nem “agora” sem perspetivas de futuro. E para que o futuro se revista das cores da esperança, precisamos sempre de Todos.

Partilhe nas redes sociais

Comments are closed.